Professor Mestre em Comunicação Visual da Academia APRAS/PR realiza projeto inédito no Varejo Paranaense

Professor Mestre em Comunicação Visual da Academia APRAS/PR realiza projeto inédito no Varejo Paranaense

Um bom projeto de comunicação visual em supermercados faz-se altamente necessário nos dias atuais. O sucesso das vendas está ligado a um planejamento visual bem elaborado, que dever ser realizado por um bom especialista na área. A importância desse planejamento justifica-se pela existência de um consumidor cada vez mais exigente, que não deseja somente adquirir produtos, como também vivenciar uma experiência única de compra.

Nesse sentido, os supermercados não podem se limitar, de forma alguma, à simples recepção e exposição de produtos. Ser um supermercadista vai muito além disso. É preciso estar atento às exigências do consumidor, que deseja experimentar, da melhor forma possível, o processo e o ambiente de compras.

Para concretizar essa ideia, o especialista em comunicação visual no varejo, Bernardo Wouk, foi convidado pelo Sebrae a realizar projeto inédito no Estado do Paraná. Oportunidade que surgiu durante Curso de Comunicação Visual da Academia APRAS/PR. O trabalho consistiu em visitas técnicas a 33 supermercados, em 15 cidades, e mais de 3 mil km percorridos em 10 dias. Um trabalho de consultoria com alto grau de complexidade logística, que necessitou de alto grau de expertise em merchandising e comunicação visual.

Pontos estratégicos analisados 

A análise técnica sobre cada supermercado fundamentou-se em estudos práticos de pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, comunicação, merchandising, design e processos de vendas. Com base em uma metodologia criada especificamente para esse projeto, foram analisados os seguintes pontos estratégicos:

– Identidade Visual;
– Fluxograma;
– Sinalização Interna;
– Merchandising / Classificação de Material;
– Merchandising / Material de PDV;
– Mobiliário e Merchandising
– Posição de Pega – Produto.

O diagnóstico apurado em cada estabelecimento servirá como alicerce para a construção do Projeto Visual e Produção e Execução dos Materiais adequados a cada caso.

Necessidades verificadas

Ao longo das visitas aos 33 supermercados, Bernardo observou uma necessidade urgente de mudanças comportamental e estratégica na gestão varejista. “É preciso, acima de tudo, que os empresários percebam a real necessidade de o planejamento de vendas contemplar um bom projeto de comunicação visual.  A construção de uma loja planejada, com fluxograma e comunicação visual integrados, pode ser determinante para ampliar o faturamento total”, explica. 

Dentre algumas necessidades verificadas pelo especialista, destacam-se:

– O pequeno e médio varejista ainda precisa internalizar a importância de integrar a gestão por categoria de produtos a uma comunicação visual eficiente, que contemple exposição e visualização estratégicas;

– Implantação de um projeto de comunicação visual baseado na realidade socioeconômico do público-alvo/ cliente final.

Conclusões

Os 33 supermercadistas visitados mostraram-se, ainda, prematuros sobre a importância de aplicar boas estratégias de comunicação visual no varejo. Conforme explica Bernardo, a comunicação visual deixou de ser mero luxo, para se tornar forte indicador de melhora na experiência de compra pelo cliente final. “Os empresários do varejo precisam entender que a comunicação visual é extremamente importante para fomentar as vendas e aumentar o ticket médio”, finaliza.